01/01/2010

Amanda descobre o que é AMANDLA

am3Amandla é uma palavra Xosa e Zulu que significa "poder". A palavra era um clamor popular dos dias de resistência contra  o Apartheid, era utilizada pelo Congresso Nacional Africano e seus aliados.
O líder de um grupo gritava "Amandla!" E a multidão respondia com "Awethu" ou "Ngawethu!"  ( que quer dizer-Para nós), completando a versão sul-Africano do grito de guerra Power to the People! A palavra ainda é associada com as lutas contra a opressão.
Mandla, que é derivada de "Amandla", também é comum nome em África do Sul. É também o nome de uma ONG esquerdista, que publica uma revista com o mesmo nome.

Uso atual na África do Sul

Depois que o apartheid acabou, as pessoas começaram a usar o grito de guerra "Amandla" para expressar suas queixas contra as políticas do governo atual, incluindo as do ANC. Os Sindicatos ainda a usam durante as suas reuniões de massa e protestos.
A utilização do termo cresceu em  popularidade durante os recentes protestos e entre os movimentos da população pobre. Independente da África do Sul movimentos sociais como Abahlali baseMjondolo e Campanha Anti-Despejo usam "Amandla Ngawethu!" durante os seus atos anti-governo e protestos anti-partido político..
O canto é frequentemente utilizado pelos movimentos populares como uma forma de começar e, ou, terminar um discurso, também  utiliza-se Amandla para acalmar uma multidão quando um alto-falante tem algo importante a dizer.
O Campanha Anti-Despejo  também utiliza a frase "Poder para as pessoas pobres", como uma variação de "Amandla Ngawethu" e "Power to the People" para indicar a necessidade de organizar movimentos de pessoas pobres para  que estas possam controlar  a administração governamental e retirar o poder da mão de pequenas elites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

co-mente:encontro, cooperação entre nossas mentes...